Recently published paper in Portuguese


Introdução: A obesidade é uma doença crônica caracterizada pelo excesso de tecido adiposo. Existem cerca de 600 milhões de obesos no mundo e, à medida que as pessoas se tornam obesas ou permanecem nessa condição por períodos prolongados, maior é o impacto nas estruturas e funções corporais. A obesidade também pode influenciar negativamente a realização de atividades de vida diária e participação social. Atualmente, a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) é o instrumento mais apropriado para classificar a funcionalidade e incapacidade de indivíduos e populações. Objetivos: Analisar a funcionalidade e incapacidade de mulheres com obesidade tipo I ou II por meio do core set resumido da CIF. Metodologia: Participaram 72 mulheres, com idades entre 20 e 40 anos, cadastradas em Unidades Básicas de Saúde de um município do Centro Oeste de Minas Gerais. O índice de massa corporal foi determinado e em seguida utilizou-se o core set resumido da CIF, desenvolvido para a obesidade. Resultados: A categoria “Função do Corpo” mais afetada foi b130 – Funções da energia e dos impulsos (65,3% da amostra). Com relação aos componentes “Atividades e Participação”, notou-se que a categoria d455 – deslocar-se, foi a mais comprometida (79% da amostra). Por fim, a categoria de “Fatores Ambientais” que mais atua como barreira foi e310 – família próxima (55,5% da amostra). Conclusões: Achados do estudo podem direcionar a tomada de decisão clínica e permitir que as ações sejam direcionadas para as reais necessidades dos pacientes, melhorando assim a resolutividade dos serviços e a satisfação dos pacientes.


Find ICF Resources


Find ICF Advisor/Educator

Support This Site

This site is funded by individuals and WHO-FIC Collaborating Centres with a passion for making top quality ICF resources globally available. Kindly support our cause. If you want to support this site, please contact us.


SAMRC
This ICF education initiative is under the auspices of the WHO-FIC Collaborating Centre for the Africa Region, based at the Burden of Disease Research Unit, South African Medical Research Council, Cape Town, South Africa
Nelson Mandela University
Developed and hosted by the Centre for Community Technologies, Nelson Mandela University, South Africa